segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

"O Livro do Amanhã"


O Livro do Amanhã
de Cecelia Ahern
Por vezes o amanhã tem de começar hoje
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 280
Editor: Editorial Presença
Coleção: Champanhe e Morangos
Mais de 1 milhão de exemplares vendidos em 15 países, da autora de P. S. - Eu Amo-te e A Prenda

Sinopse
Tamara Goodwin tem dezasseis anos e vive confortavelmente numa mansão moderna com seis quartos, habituada a ter tudo o que quer quando quer. Mas, quando o pai morre deixando inúmeras dívidas, Tamara e a mãe não têm outra alternativa senão vender tudo e ir viver com parentes para um lugar distante e isolado junto ao castelo de Kilsaney. Para Tamara o choque parece inultrapassável, até que um dia uma biblioteca itinerante chega à vila trazendo consigo um misterioso livro encadernado a couro e fechado com um cadeado dourado. O que a jovem descobre entre as páginas está prestes a mudar toda a sua perceção do presente...
 
Críticas de imprensa
«Um autêntico page-turner...cheio de originalidade e personagens coloridas. Mais um sucesso de Ahern.»
News of The World

«Esta história vertiginosa, uma inegável proeza de Ahern, deixa o leitor sob o efeito de um sortilégio.»
Publishers Weekly

«Num original gótico moderno, este apaixonante romance desenrola-se numa atmosfera de segredos familiares, intrigas e magia.»
Booklist


Cecelia Ahern é formada em Jornalismo e Comunicação. Aos vinte e um anos escreveu o seu primeiro romance, P. S. - Eu Amo-te, um imediato e estrondoso sucesso publicado em mais de 40 países, que liderou as listas de bestsellers na Irlanda, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Holanda, e deu origem ao filme com o mesmo nome. Todos os seus romances seguintes - Para Sempre, Talvez, Se Me Pudesses Ver Agora e Um Lugar Chamado Aqui, A Prenda, Obrigada pelas Recordações e A Rapariga e o Espelho - receberam um acolhimento entusiástico e alcançaram o estatuto de bestsellers. Alguns foram também adaptados ao cinema e valeram-lhe a atribuição de diversos prémios literários, entre os quais o Prémio Nielsen de 2009.


Página 275
" Acho que a maior parte das pessoas entra nas livrarias e não faz a mínima ideia do que quer comprar. De certo modo, os livros estão lá, quase por magia, ansioso por que as pessoas lhes peguem. A pessoa certa para o livro certo. É como se eles já soubessem de que vida precisam fazer parte, como podem fazer a diferença, como podem ensinar uma lição, por um sorriso num rosto no momento certo. Agora penso nos livros de um modo diferente."

Tamara sempre viveu num mundo de sonho, tendo tudo aquilo com que uma adolescente sonha e muito mais, mas com a morte do seu pai tudo acaba e ela vê-se perante uma realidade que nunca tinha imaginado.
É obrigada a ir com a sua mãe viver com uns tios numa "casinha" perdida no meio do nada onde segundo ela nada de bom poderia acontecer... mas estava muito enganada.

Só que as coisas não são bem o que aparentam ser, e Tamara, não se contenta em fazer o que os outros esperam que ela faça. Curiosa e rebelde por natureza, ela vai tentar descobrir o grande mistério que se esconde por trás do castelo em ruínas que se encontra na propriedade e de certas personagens com quem ela tem contacto, incluindo a sua própria tia.

Não vos vou contar mais sobre a história, mas as personagens estão muito bem conseguidas, com características bem definidas e diversas entre si, que nos impelem para uma leitura compulsiva e intensa.
Um livro mágico, um amanhã que se sabe hoje, uma adolescente que repensa a sua vida - fútil - e que descobre amizades, segredos de família escondidos e guardados a sete chaves, que a ajudam a crescer.

Uma leitura surpreendente!
Classificação: 6/7 Excelente
Leitura em: Janeiro/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário