domingo, 29 de janeiro de 2012

"Aproveitem a Vida"

Aproveitem a Vida
Autor: António Feio com a colaboração de Maria João Costa
P.V.P.: 14,95€
Data 1ª Edição: 2010
Editora: Livros d'Hoje

Sobre a obra:
Tenho um tumor gigante no pâncreas. Alguns dos tratamentos conseguiram reduzir um pouco o seu tamanho, mas não o suficiente para poder ser operado. Sei bem o que isso significa. Neste momento, e porque não há outra forma, vivo um dia de cada vez. Deixei de fazer planos para a frente. Não sei o que me espera no futuro, mas isso agora também não importa, o que interessa é o aqui e agora.

Ao longo deste quase último ano e meio percebi que o meu estado de saúde deixou de ser um tema que me diz respeito apenas a mim, à minha família, aos meus amigos e àqueles de quem sou próximo. A minha doença deixou de ser apenas um problema que é meu, de alguma forma deixou de me pertencer. E isto sucedeu aos poucos, à medida que a onda de apoio e solidariedade à minha volta foi crescendo e ganhando forma. Assim nasceu a ideia deste livro.

A mensagem principal que quero deixar às pessoas é que se há um problema é preciso resolvê-lo da melhor maneira, há que não ficar quieto, há que tentar de tudo primeiro, nunca desistir. Se as pessoas começarem a parar por um momento para olhar para casos como o meu, ou, simplesmente, para a sua própria vida com olhos de ver, talvez comecem a relativizar os seus próprios problemas e possam perceber o que de facto vale a pena na vida. Talvez assim a consigam aproveitar melhor.

"Aproveitem a vida e ajudem-se uns aos outros, apreciem cada momento e agradeçam e não deixem nada por dizer, nada por fazer..."
"..e as saudades que eu tenho dos tempos em que não tinha saudades de ter saudades. Que saudades!!!!!"

"É importante sonhar, estabelecer metas, ter objectivos na vida, ainda que não os alcancemos. É isso que nos faz avançar, que nos leva mais longe."
Sobre os autores:
António Feio
(Lourenço Marques, 6 de Dezembro de 1954 - Lisboa, 29 de Julho de 2010) actor e encenador. Estreia-se aos 11, na peça O Mar, de Miguel Torga, pela mão do encenador Carlos Avilez, no Teatro Experimental de Cascais. Popularizou-se ao lado de José Pedro Gomes, com a Conversa da Treta. Para além de carreira como actor, desenvolveu uma brilhante carreira enquanto encenador. Algumas das mais importantes foram: A Partilha de Miguel Fallabela; Conversa da Treta de José Fanha (Auditório Carlos Paredes); Popcorn de Ben Elton ao lado de Helena Laureano, Deixa-me Rir de Alistair Beaton, Jantar de Idiotas, O Chato de Francis Veber (Teatro Villaret), Vaise Andando (Auditório dos Oceanos). Deixou-nos a 29 de Julho de 2010, depois de ter travado uma longa luta contra o cancro.

Maria João Costa
(Guimarães, 27 de Outubro de 1976) dirige a chancela Livros d’Hoje. Apesar da sua formação jurídica, decidiu ser jornalista. Primeiro na imprensa, depois na televisão, passando pela RTP e, mais tarde, pela TV Globo, ao tornar-se o rosto do GNT Portugal. Os livros surgiram na sua vida há quatro anos, com o desafio da Dom Quixote para criar uma chancela de actualidade.

Opinião:
É um testemunho de vida, de luta e esperança e mais tarde de aceitação, ideal para pessoas que gostam de histórias verídicas de pessoas lutadoras e inspiradoras.
Apreciei muito o aviso que António Feio faz aos jovens de que se calhar o aparecimento deste cancro foi a consequência de alguns comportamentos na adolescência e ao longo da sua vida, quando se embebedava e fumava demasiado.
O livro é escrito com uma linguagem cuidada, mas o calão não deixa de aparecer em alguns momentos, o que o torna um pouco cómico. Principalmente na parte final do livro, contem textos escritos por ele, anteriores ao conhecimento da doença. Na minha opinião acho que devia ter dedicado algum do seu tempo à escrita, pois tinha provocado muitas gargalhadas nos seus leitores.

Classificação: 5/7 Muito Bom

Sem comentários:

Enviar um comentário