domingo, 17 de abril de 2011

"As Gémeas no Colégio de Santa Clara"


As Gémeas no Colégio de Santa Clara
de Enid Blyton
Edição/reimpressão: 2010
páginas: 232
Editor: Oficina do Livro
Coleção: As Gémeas

Sinopse «Por alguns instantes, as duas raparigas foram invadidas por saudades da antiga escola e das velhas amigas. Não conheciam ninguém em Santa Clara; por isso, não podiam saudar as colegas, como sempre tinham feito no primeiro dia de aulas. Também não gostavam do ar de nenhuma das alunas: pareciam muito mais espalhafatosas do que as de Redroofs. Era tudo verdadeiramente horrível!»

«Em Santa Clara, o nível de exigência era maior do que na maioria das escolas, e, apesar de as gémeas terem uma boa cabeça, não tardaram a perceber que estavam atrasadas em relação às colegas de turma - coisa que também as irritava bastante. Entraram no colégio convencidas de que iriam impressionar toda a gente - afinal, tinham imensas capacidades -, mas parecia que ali dentro não passavam de zés-ninguém».

Enid Blyton foi uma escritora que, ao longo dos quarenta anos da sua carreira, publicou cerca de 800 livros infantis/juvenis. Estabeleceu-se na história da literatura como uma das mais conhecidas e bem sucedidas escritoras de histórias para crianças/adolescentes, tendo, em 1980, a venda dos seus livros atingido os 60 milhões de cópias. Entre as suas criações encontram-se as aventuras de “Os Famosos Cinco”, as aventuras de “Os Sete” e o conhecido “Noddy”.

Comentário:
O livro fala de duas gémeas iguaizinhas uma à outra, mas só fisicamente: Patrícia e Isabel O' Sullivan. Elas são duas raparigas que terminaram o 2º ciclo, contudo, vão separar-se das suas melhores amigas porque os pais (Sr. e Sra. O' Sullivan) decidem mandá-las para um colégio que odeiam: Santa Clara. Assim, ficam tão zangadas que resolvem mostrar a todos os do seu novo colégio, quem são e do que são capazes, mas nem sabem o que as espera… Esta história não é muito actual pelo facto de poucos alunos pertencerem a colégios internos, todavia é uma história cheia de aventura, diversão e um pouco de mistério ao mesmo tempo. Aconselho toda a gente a ler, sei que vão entrar nas brincadeiras das personagens e talvez até sonhar um pouco em conseguir participar nas mesmas, visto que ”partidas” é o que todos os adolescentes gostam de engendrar.

Classifucação: 3/7 Razoável

6 comentários:

  1. Não me lembro de ler "As Gémeas", mas adorava "Os Cinco" e "Os Sete".

    Boas Leituras!

    ResponderEliminar
  2. Nunca li "As Gémeas". Li "Os Cinco" e "Os Sete", mas o meu primeiro livro da autora foi "O Segredo do Castelo de Lua". Era um livro emprestado, de biblioteca itinerante e nunca mais consegui por-lhe a vista em cima, com grande pena minha.

    ResponderEliminar
  3. eu já li a colecção todas das gémeas e adoro esta colecção!!

    ResponderEliminar
  4. Ja li a colecao das gemeas!

    ResponderEliminar
  5. Eu ja li os 3 primeiros livros das gemeas e adorei. nunca gostei de ler, mas quando me ofereceram os livros amei. passei noites sem dormir so para os ler

    ResponderEliminar
  6. Eu já li quase a coleção toda das gémeas e adoro!!!!

    ResponderEliminar